Relatório de Sustentabilidade Lubritec

A modernização advinda da Revolução Industrial facilitou a vida da população em geral. Por outro lado gerou transtornos ambientais como é o caso das embalagens plásticas que tem longa duração no ambiente. Em função da sua pouca degradabilidade os plásticos permanecem na natureza por períodos longos, causando a poluição visual e, eventualmente, química do ambiente. Para reduzir o impacto dos plásticos, o gerenciamento dos resíduos torna-se imperativo e, desta forma a estratégia da reciclagem precisa ser introduzida.

Como uma excelente alternativa, a Lubritec como distribuidor autorizado Moove para os lubrificantes Mobil™, anualmente realiza seu relatório de sustentabilidade no qual elenca as iniciativas desenvolvidas para redução e/ou descarte adequado de embalagens plásticas.

A preocupação com o meio ambiente é um dos principais pilares da empresa, por este motivo, a Lubritec alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), atua constantemente no gerenciamento dos resíduos gerados internamente e também dos que são oriundos da logística reversa, promovendo, assim, a coleta, recebimento e a destinação ambientalmente correta.

Um dos grandes desafios da população atual é destinar adequadamente os resíduos sólidos, principalmente os feitos à base de plástico, uma vez que os mesmos apresentam durabilidade no ambiente devido aos seus componentes químicos. Por isso, através da parceria com a empresa Cyclos Brasil e o Instituto Jogue Limpo, as embalagens usadas são coletadas em pontos de troca e revenda, descontaminadas, trituradas e recicladas, retornando ao mercado como novos produtos. Nossa equipe trabalha intensamente na conscientização junto aos clientes para descartarem as embalagens de forma adequada, permitindo assim, que as coletas sejam aumentadas gradativamente.

A coleta seletiva e a reciclagem tornam-se aliadas para a mitigação dessa problemática que causa desequilíbrio ambiental. No ano de 2020 contamos com mais de 26 toneladas de embalagens plásticas coletadas no Programa de Logística Reversa da Lubritec.

Outra grande iniciativa é a expansão do Sistema Troca Inteligente, o qual utiliza um modelo de mini tanques que permitem o abastecimento do óleo a granel direto ao cárter do veículo. Os automóveis e caminhões recebem a medida exata do óleo determinada pelo fabricante e o cliente paga apenas a quantidade consumida. Um procedimento que elimina a fabricação de embalagens plásticas, além do papelão das caixas das embalagens. Em 2020 foram comercializados mais de 2 milhões de litros de lubrificantes a granel, isto representa um total de 550 mil unidades de embalagens plásticas que não foram descartadas no meio ambiente.

As iniciativas são diversas para manter nossas futuras gerações num ambiente mais seguro, pois a humanidade precisa priorizar as atitudes sustentáveis para que possam usufruir o bem estar social e ambiental o qual desejamos.

Galeria de Fotos

Receba nossas
novidades
em seu e-mail.

Preencha os dados ao lado que lhe enviaremos em seu
e-mail materiais pertinentes.

Receber Orçamento

Preencha os dados abaixo para receber seu orçamento.